top of page
  • Foto do escritor: IBISS-CO
    IBISS-CO
  • 22 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

No dia 21 de maio, por meio do Projeto Meninas Destemidas - Termo de Fomento 104-S-FMIS-2023, foi realizada na comunidade Cidade dos Anjos, mais uma atividade voltada ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram da oficina 22 meninas, que tiveram a oportunidade de dialogar e debater sobre os mitos e verdades que envolvem essa temática. Além disso, foram abordados conceitos e promovidas reflexões sobre as diversas formas de violência sexual às quais crianças e adolescentes estão expostos diariamente.


É necessário e urgente garantir a todas às crianças e às e aos adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual.

Equipe Ibiss-co




 
 
 

No dia 18 de maio, ocorre a Campanha Nacional de mobilização para o enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Ibiss-co está comprometido com esta causa e, neste ano, está conduzindo atividades de conscientização sobre esse tema. Através de uma série de oficinas direcionadas aos participantes dos nossos projetos, estamos promovendo diálogos importantes e compartilhando informações essenciais. Além disso, estamos distribuindo materiais educativos para ampliar o alcance da conscientização. Junte-se a nós nessa importante iniciativa para proteger nossas crianças e adolescentes e garantir um futuro seguro para todos e todas.


Por que do dia 18?

 No Brasil, o dia 18 de maio foi estabelecido pela Lei nº 9.970 de maio de 2000 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, rememorando o caso de Araceli, uma menina de 8 anos brutalmente estuprada e assassinada por jovens de sua cidade, ocorrido precisamente nessa data.

Portanto, esta data é de suma importância para dar destaque ao tema e conscientizar a sociedade sobre a terrível realidade da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. É uma oportunidade para informar, sensibilizar, mobilizar e convocar toda a sociedade sobre a violência sexual contra criança e adolescente em nosso país.

É essencial que as ações realizadas neste dia não se limitem apenas a uma mobilização pontual, mas sim que inspirem e fortaleçam iniciativas contínuas de prevenção e enfrentamento das violências ao longo de todo o ano. Somente assim poderemos proteger de maneira mais eficaz as crianças e adolescentes, garantindo-lhes um ambiente seguro e digno para crescerem e se desenvolverem plenamente.

Equipe Ibiss-co


 
 
 
bottom of page